Sobre o Curso

ÁREA
Tecnologia da Informa

CARGA HORÁRIA
60 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Avak Bedouian"
Av. João Cernach, 2180 - Vila Xavier | BIRIGÜI CEP: 16203-004

TELEFONE
18 3643-1700

E-MAIL
senaibirigui@sp.senai.br

TURMA(S)

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso de Aperfeiçoamento Profissional Programação em C++ tem por objetivo capacitar profissionais para desenvolver aplicações em linguagem C++, por meio de técnicas de programação, seguindo boas práticas, procedimentos e normas.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 14 anos de idade.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.
Ter conhecimentos na área, adquiridos em cursos ou trabalhos formais e informais. ;

turmas disponíveis

Programação do Curso


Conhecimentos
1. Fundamentos da computação
1.1. Funcionamento do computador
1.2. Programas de computador
1.2.1 Definição
1.2.2 Tipos
1.2.3 Algoritmos
1.3. Linguagens de programação
1.3.1 Baixo nível
1.3.2 Alto nível
1.3.3 Interpretada
1.3.4 Compilada
2. Lógica de programação
2.1. Abstração lógica
2.2. Álgebra booleana
2.3. Fluxogramas
2.4. Operadores
2.4.1. Aritméticos
2.4.2. Relacionais
2.4.3. Lógicos
2.4.4. Expressões
2.5. Teste de mesa
2.6. Refatoração
3. Introdução ao C++
3.1. Histórico
3.2. Contexto
3.3. Versões
3.4. Linguagem interpretada versus linguagem compilada
3.5. Ambiente de programação
3.6. Instalação
3.7. Configuração do ambiente
3.8. Teclas de atalhos
3.9. Extensões


4. Programação em C++
4.1. Tipos de dados
4.1.1 Variáveis
4.1.2 Constantes
4.2. Operações aritméticas
4.2.1 Operadores aritméticos e atribuição
4.2.2 Manipulação de entrada e saída de dados
4.2.3 Arredondamento de valores
4.2.4 Truncamento de valores
4.2.5 Operações com vetores
4.2.6 Operações com matrizes
4.3. Funções
4.3.1 Variáveis locais e globais
4.3.2 Parâmetros
4.4. Manipulação de arquivos
4.4.1 Árvores de diretórios
4.4.2 Sistemas de arquivos
4.4.3 Leitura de dados
4.5 Estruturas de modelos
4.5.1 Linear
4.5.2 Não linear
4.6 Tomada de decisão
4.6.1 if
4.6.2 if-else
4.6.3 swtich
5. Programação orientada a objetos
5.1 Definição
5.2 Pacotes
5.3 Classes
5.3.1 Métodos construtores
5.3.2 Atributos
5.3.3 Métodos
5.3.4 Sobrecargas
5.3.5 Sobrescritas
5.3.6 Anônimas
5.3.7 Abstrata
5.3.8 Interface
5.3.9 Polimorfismo
5.3.10 Substituição
5.3.11 Ponteiro
5.3.12 Referência
5.4 Relacionamento entre objetos
5.4.1 Herança
5.4.2 Agregação
5.4.3 Composição
6 Programação com ThinkerCAD
6.1 Configuração
6.2 Interface do usuário (IU)
6.3 Animação
7 Processo para desenvolvimento de um software
7.1 Testes de software
7.1.1 Testes Unitários
7.1.2 Testes de Integração
7.1.3 Testes de Segurança
7.2 Validação
7.2.1 Revisões com Stakeholders
7.2.2 Testes de Aceitação do Usuário (UAT)
7.2.3 Conformidade com Requisitos
7.2.4 Avaliação de Usabilidade
7.2.5 Verificação de Necessidades do Negócio