Sobre a Escola


Conheça nossa Proposta Pedagógica: clique aqui

Conheça o regimento comum das unidades escolares SENAI: clique aqui

Conheça o regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI: clique aqui

Centro de Treinamento SENAI "Avak Bedouian"

foto antiga fachada

A presença do SENAI em Birigui foi iniciada por meio de treinamentos ministrados por Unidades Móveis.

Em 24 de setembro de 1984 foi assinado o convênio e em 28/09/1985 é inaugurada a Unidade de Treinamento Ocupacional - Centro de Treinamento Calçadista “Avak Bedouian”, mantido em parceria com o SENAI, Prefeitura Municipal de Birigui e Associação Profissional das Indústrias do Vestuário de Birigui, oferecendo treinamentos de Corte e Pesponto de Calçados.  

Em 01/06/1998 foi assinado novo convênio entre SENAI, Prefeitura Municipal de Birigui e Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui para ampliação das atividades (Na época, o SENAI repassou ao Sindicato o valor de R$ 200.000,00 para reforma do prédio cedido pela Prefeitura e para compra de equipamentos que posteriormente foram doados ao SENAI).

 

CT 9.90 - Escola Antiga

Em 01 de setembro de1999 a Escola mudou-se para Av. João Cernach, 2180 – Vila Troncoso e pelo comunicado nº 30/99, de 01/10/1999 passa a denominar-se Centro de Treinamento SENAI “Avak Bedouian”, em prédio cedido pela Prefeitura em contrato de comodato por 30 anos, de acordo com convênio assinado em 01/06/1998.

Em novembro de 2004 recebeu a certificação ISO 9001.

Em 21/03/2006 foi assinado novo convênio entre SENAI-SP, Prefeitura Municipal de Birigui e SINBI-Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui.  A Prefeitura cedeu ao SENAI por 99 anos o imóvel situado na Av. João Cernach 2180, com área de terreno de 7.929m².

  

CT 9.90 - Fachada Atual

No dia 31 de Março de 2012 foi inaugurada as novas instalações da Escola SENAI Avak Bedouian. A escola foi remodelada para apoiar a competitividade dos setores calçadistas, sucroenergético e moveleiro, além de oferecer programas de capacitação e qualificação para segmentos considerados transversais, como eletroeletrônica e automação industrial, por atenderem diferentes vertentes produtivas, a exemplo de empresas que atuam nos ramos da metalurgia, construção civil, artefato de couro e metalmecânica. 

Nos últimos oito anos o SENAI Birigui formou 16.715 alunos em diversos cursos de qualificação profissional, nos níveis técnicos, aprendizagem industrial, formação inicial e continuada para comunidade e formação inicial e continuada para empresas. 

Capacitação de excelência – Com a reforma, a escola quintuplicou sua área pedagógica, passando de 1.200m² para 6.400m² de área construída, com um total de 7.929m² de área  do terreno. O prédio recebeu sete novas oficinas/laboratórios: máquinas elétricas; instalações elétricas; eletroeletrônica analógica e digital; solda multiprocesso; ferramentaria para matrizes de solados; costura industrial; e artefatos de couro. A capacidade de atendimento nesses espaços pedagógicos aumentou de 96 postos para 284 em cada período e, nas salas de aula, o total de vagas saltou de 128 para 336.

Nos próximos dois anos, a previsão da unidade é aumentar gradativamente a oferta, chegando a 5.284 matrículas anualmente.

O laboratório de Ensaios em Couros, Calçados e Afins foi modernizado e atualizado tecnologicamente, o que resultou na expansão de 26% da oferta de serviços, que saltou de 56 para 69 o número de ensaios oferecidos às empresas.

O prédio também recebeu novos ambientes, dentre eles auditório com capacidade para 120 pessoas, área de apoio com biblioteca, refeitório e quadra poliesportiva coberta.

Voltar ao topo

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar